Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com impressoras 3D, cientistas criam ovário para rata estéril

Por| 07 de Abril de 2016 às 16h40

Link copiado!

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/rata-esteril-d
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/rata-esteril-d

A cada dia que passa as impressoras 3D são usadas para produzir algo diferente e revolucionário. Desta vez, cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, criaram um ovário para que uma rata estéril pudesse gerar crias. O mais impressionante é que o experimento foi um sucesso e a roedora conseguiu dar a luz a filhotes saudáveis.

O desfecho é comemorado no meio científico porque dá esperanças de resolver o problema da infertilidade que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Vale destacar que a prótese foi impressa do zero e é feita com uma espécie de gelatina.

Este ovário, criado pelos cientistas, baseia-se na ideia de uma estrutura com pontos quem possam servir de apoio às células chamadas de folículos ovarianos. Estes, nada mais são, do que um óvulo em estado imaturo com células hormonais em sua volta.

Continua após a publicidade

As cobaias, que tiveram seus úteros removidos, receberam em seu lugar a impressão 3D. O sucesso se deu pela capacidade de a estrutura desenvolver ligações com a corrente sanguínea dos animais. Dessa forma, os círculos hormonais e a ovulação das ratas voltaram ao normal, possibilitando o desenvolvimento das crias.

Como em diversos outros experimentos, os ratos são usado para vislumbrar a possibilidade de êxito com a mesma técnica em humanos, neste caso, em mulheres que tenham nascido com alguma deficiência nos ovários ou desenvolvido a infertilidade ao longo da vida.

"Uma das principais preocupações por parte de pacientes diagnosticados com câncer é como o tratamento pode afetar na sua fertilidade e saúde hormonal", disse Monica M. Laronda, responsável pelo projeto. Agora é esperar pelo avanço desta tecnologia que poderá realizar sonhos de milhões de mulheres!

Fonte Super Interessante (Via Exame)