Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas reativam células de mamute morto há 28 mil anos

Por| 14 de Março de 2019 às 08h35

Link copiado!

Cyclonaut/CC-BY-4.0
Cyclonaut/CC-BY-4.0

Cientistas conseguiram reativar células de um mamute morto há mais de 28 mil anos. A pesquisa que mostra que a atividade biológica pode ser induzida nas células de criaturas mortas há muito tempo foi publicada na revista científica Nature.

Mas calma, os pesquisadores não estão “ressuscitando” animais extintos — o objetivo do estudo é outro. “Espécies antigas trazem informações valiosas sobre a base genética da evolução adaptativa e fatores relacionados à extinção”, explica o artigo.

A equipe, liderada pelo biólogo da Universidade de Kindai (Japão) Kazuo Yamagata, extraiu células dos restos mortais de "Yuka", uma jovem mamute descoberta em 2010, e as implantou em ovócitos de ratos. Os pesquisadores também implantaram células de elefantes em óvulos de camundongos para fornecer uma amostra de controle.

Essa mesma equipe de cientistas tentou, há dez anos, um experimento semelhante com outro mamute (esse com 15 mil anos de idade), mas não foram bem-sucedidos ao estimular a atividade celular da espécime.

Continua após a publicidade

Yuka foi a cobaia perfeita, pois foi enterrada em permafrost, uma camada de solo congelado que manteve pele, cérebro e outros tecidos macios praticamente intactos. Os cientistas conseguiram extrair do corpo da mamute 88 estruturas semelhantes a núcleos de seus tecidos musculares preservados.

Uma vez incubados, os núcleos das células “pareciam despertar”, mas não totalmente, já que não chegaram a se dividir, apenas completaram alguns passos que precedem a divisão celular. “Os resultados apresentados mostram nos claramente a impossibilidade de clonar o mamute pela atual tecnologia de transferência nuclear”, afirma o estudo, completando que “abordagem abre o caminho para a avaliação das atividades biológicas dos núcleos em espécies animais extintas”. 

Fonte: NatureMotherboard