Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas planejam chip de tradução de atividade cerebral em códigos binários

Por| 25 de Janeiro de 2016 às 13h13

Link copiado!

Cientistas planejam chip de tradução de atividade cerebral em códigos binários
Cientistas planejam chip de tradução de atividade cerebral em códigos binários

Numa espécie de misto de distopia futurista com misticismo telepático, cientistas da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa), a agência de pesquisa militar dos Estados Unidos, informaram na última semana que planejam construir um chip capaz de interpretar a sua atividade cerebral e transformar tudo isso em códigos binários. Em suma, com isso seria possível fazer um ser humano se comunicar com uma máquina apenas por meio do pensamento.

O chip seria implantado no cérebro de um ser humano, sendo capaz de converter a linguagem eletroquímica utilizada pelos neurônios naquelas sequências de zero e um compreendida pelos computadores. A peça, construída dentro do programa Neural Engineering System Design (NESD ou, em português, desenvolvimento de sistema de engenharia neural), não seria maior do que um centímetro cúbico.

"O melhor sistema da interface cérebro-computador de hoje são como dois supercomputadores tentando se comunicar entre si usando algo um velho modem de 300-baud”, comenta o gerente do projeto, Philllip Alvelda, usando os antigos modems de conexão à internet para comparar o presente e aquilo que pode ser o futuro. “Imagine o que pode ser possível quando atualizarmos as nossas ferramentas para abrir de fato o canal entre o cérebro humano e os dispositivos eletrônicos mordernos”.

Emaranhado de comunicações

Continua após a publicidade

O desafio do programa NESD está, basicamente, em criar um dispositivo capaz de interpretar de maneira individual cada um dos milhares de sinais neurais emitidos por nosso cérebro ao mesmo tempo. Alcançando seu objetivo, o projeto poderia resultar no uso de implantes mecânicos para pessoas com deficiências oculares ou auditivas, por exemplo.

Para acelerar o processo de desenvolvimento, o NESD deve recrutar alguns destaques do setor. A ideia na fase inicial é fazer uma espécie de brainstorming com ideias já em desenvolvimento e até mesmo alguns protótipos. Pelo visto a DARPA está comprometida de verdade em tirar essas ideias do papel, chegando a anunciar uma reunião para expor melhor o projeto entre os dias 2 e 3 de fevereiro deste ano.

Fonte: DARPA