Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas gravam atividade cerebral no exato momento em que homem 'vê Deus'

Por| 19 de Maio de 2016 às 19h51

Link copiado!

Cientistas gravam atividade cerebral no exato momento em que homem 'vê Deus'
Cientistas gravam atividade cerebral no exato momento em que homem 'vê Deus'

Pesquisadores israelenses informaram que um paciente passou por uma experiência religiosa intensa enquanto fazia um tratamento para epilepsia, o que fez com que ele "visse" e conversasse com uma figura que ele acreditou seu Deus. O interessante é que todo o episódio ocorreu enquanto o homem estava conectado a um scanner de cérebro o tempo inteiro.

Outro ponto curioso é que o paciente de 46 anos nunca foi religioso, embora ele se identificasse como judeu. Então, o que levou um "descrente" a, de repente, ter uma experiência religiosa intensa na frente de neurocientistas?

Como o portal Neuroskeptic informa, o paciente tem lidado com epilepsia do lóbulo temporal direito (TLE, na sigla original) por toda sua vida, um tipo de epilepsia na qual os ataques são originados no lóbulo temporal e podem causar emoções estranhas, trazer à tona memória antigas ou ativar alucinações de vozes, cheiros, gostos, músicas, entre outros. Essas experiências duram alguns segundos, ou até mesmo poucos minutos.

Como parte de seu tratamento, o paciente foi aconselhado a parar de tomar sua medicação anti-convulsão, drogas que diminuem a ativação excessiva de neurônios durante os ataques e que podem impedir que os ataques se espalhem por outras regiões do cérebro.

Continua após a publicidade

Segundo relatos dos neurocientistas do local, o paciente, dentro do scanner de EEG (eletroencéfalograma) abruptamente ficou parado e olhando para o teto por vários minutos, dizendo depois que Deus estava se aproximando dele.

Ainda segundo relatos do relatório dos pesquisadores da Universidade Hebreia de Hadassah, o paciente então começou a rezar discretamente, olhou para seu kippa e o colocou na cabeça, rezando ainda mais. De repente, ele gritou "E você é Adonai (termo que se refere a Deus como "meu Senhor", em hebraico), o Senhor!", afirmando depois que Deus havia se revelado a ele, ordenando que ele trouxesse redenção ao povo de Israel.

Após o fim da sessão, o paciente saiu pelos corredores do hospital, abordando todos no caminho dizendo "Deus me mandou para você".

Sobre a atividade cerebral, o material gravado no EEG revelou um pico de atividade na faixa de baixo gamma (30-40 Hz) no cortex esquerdo pré frontal ao mesmo tempo da experiência sobrenatural, o exato lado oposto do cérebro onde os ataques de epilepsia se originam.

Continua após a publicidade

Segundo o jornal Epilepsy and Behavior, os cientistas diagnosticam a experiência do paciente como "um delírio religioso grandioso de revelação e zelo missionário em contexto de uma psicose pós-ictal (PIP)".

O PIP é uma complicação rara porém severa que ocorre após uma convulsão, causando alucinações visuais ou auditivas, paranoia, delírios e algumas vezes até mesmo agressões. Agora, o motivo do paciente ter tido um PIP nessa única vez sem ter histórico anterior, nem os médicos sabem dizer.

Fonte: Science Alert