Cientistas descobrem super-Terra orbitando estrela vizinha

Por| 20 de Abril de 2017 às 08h03

Cientistas descobrem super-Terra orbitando estrela vizinha

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (19) a descoberta de mais um planeta com condições de habitar vida. De acordo com as informações publicadas na revista Nature, o astro possui características semelhantes às da Terra e pode conter água em estado líquido. O novo planeta, apelidado pelos astrônomos de super-Terra, orbita a estrela LHS 1140, localizada a 39 anos-luz do Sol, uma distância pequena quando comparada ao tamanho da Via Láctea.

Diante da novidade, Jason Dittmann, do Centro Smithsonian de Astrofísica e principal autor do estudo, demonstrou entusiasmo sobre a possibilidade de encontrar vida extraterrestre. “É o exoplaneta mais emocionante que vi na última década. Dificilmente poderíamos esperar um alvo melhor para realizar uma das maiores buscas da ciência: evidências de vida fora da Terra”, explicou.

Dittmann revelou, ainda, que a mais recente super-Terra orbita sua estrela de forma circular. Com estrutura rochosa, diâmetro 40% maior que o da Terra e massa 6,6 vezes maior, o exoplaneta se encontra no que os cientistas chamam de zona habitável. Segundo os astrônomos, a proximidade do sistema com a Terra faz com que o novo planeta se torne um dos fortes candidatos a estudos mais aprofundados na investigação por existência alienígena.

Fonte: IstoÉ