Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas descobrem ser possível desenvolver bateria de celular que não explode

Por| 17 de Agosto de 2018 às 15h35

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Já acompanhamos diversos casos em que suas baterias de lítio de smartphones explodiram, acontecendo em sua maioria nos dispositivos Galaxy Note 7. Pensando em evitar esse tipo de problema no futuro, pesquisadores da Universidade de Michigan disseram ser possível criar baterias mais seguras e menos combustíveis.

Jeff Sakamoto, professor de engenharia mecânica da universidade, conta que utilizaram uma tecnologia que usa um eletrólito sólido de cerâmica em vez de líquido, explicando ainda que esta bateria permitiria uma melhoria de 100% na estabilidade de energia.

Em testes, o eletrólito de cerâmica não mostrou degradação, ao menos visível, após ciclos de longo prazo. Isso poderia acabar "matando" as baterias comuns. Com essa nova tecnologia, o tempo de carregamento ainda poderia ser significativamente mais rápido.

"Nosso eletrólito cerâmico é feito a mil graus celsius no ar, não é combustível. No entanto, o metal-lítio também é reativo, mas não inflamável. Estamos realizando testes para quantificar a segurança das baterias à base de metal-lítio e entendemos que ele também pode representar riscos de segurança", explica Sakamoto.

Continua após a publicidade

O próximo passo da pesquisa é desenvolver um processo de fabricação e os cientistas planejam ter um projeto pré-piloto até julho de 2019.

O estudo está disponível para consulta online.

Fonte: Digital Trends