Cientistas descobrem novo tipo de célula-tronco

Por Redação | 15 de Março de 2016 às 17h55

Cientistas da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram um novo tipo de célula-tronco que poderia levar a avanços na medicina regenerativa, bem como oferecer novas maneiras de estudar defeitos de nascimento e outros problemas reprodutivos. Tony Parenti, autor principal do estudo, revelou as novas células – intituladas células induzidas XEN, ou iXEN – em um artigo publicado na revista científica Stem Cell Report.

Talvez você já tenha ouvido falar de células-tronco embrionárias (pluripotentes), aquelas que possuem a capacidade única de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo. Os cientistas queriam entender melhor o seu funcionamento não só para ter uma noção do papel que desempenham no desenvolvimento humano, mas também porque elas poderiam ajudar e tratar uma série de condições médicas em que os tecidos precisam ser reparados.

Durante algum tempo, os pesquisadores se limitaram a experimentar apenas dois tipos de células-tronco: embrionárias, que vêm de embriões, e adultas (somáticas), que são encontradas em outros tecidos do corpo e substituem células danificadas.

No entanto, em 2007, alguns cientistas descobriram uma maneira de transformar células comuns do corpo em células-tronco pluripotentes, e então as chamaram de células-tronco embrionárias induzidas (da sigla em inglês, iPS). Enquanto eles estavam entusiasmados com a perspectiva de ter mais células-tronco disponíveis para uso em tratamentos médicos, perceberam que outras 1.000 células estranhas criadas juntamente com cada célula-tronco também podem ser importantes. As células iXEN eram umas delas.

Até então, estas células eram consideradas como uma espécie de câncer, um subproduto indesejado da produção de células-tronco embrionárias induzidas. Após seis meses de testes com ratos de laboratório, Parenti e sua equipe descobriram que as células "estranhas" não tinham nada a ver com câncer, mas sim que elas eram um novo tipo de célula-tronco com propriedades desejáveis.

Devido às suas características, as células iXEN podem ajudar no tratamento de doenças reprodutivas. Se os pesquisadores continuarem desvendando os segredos destas células, eles poderão melhorar a qualidade das células-tronco pluripotentes induzidas e estabelecer bases para futuras pesquisas sobre tecidos que protegem e nutrem o embrião humano.

"A natureza faz as células-tronco perfeitamente, mas ainda estamos tentando melhorar a nossa produção deste tipo de célula", disse Parenti. "Nós aplicamos o que aprendemos na reprogramação e isso abriu um novo caminho para otimizá-la".

Via Michigan State University