Cientistas criam o menor transistor da história

Por Redação | 29 de Julho de 2015 às 09h59
photo_camera U.S. Naval Research Laboratory

Um time composto por cientistas norte-americanos, japoneses e alemães desenvolveu um modelo de transistor a partir de uma única molécula e uma dúzia de átomos. Isso pode significar um futuro no qual existirão aparelhos eletrônicos extremamente pequenos, apesar de complexos.

Responsável pela revolução da eletrônica nos anos 1960, o transistor é um dispositivo que controla o fluxo de eletricidade nos aparelhos eletrônicos e vem, a cada década, sendo construído em tamanhos cada vez menores, com maior eficiência e complexidade. Seguindo essa tendência, o grupo de físicos chegou a um modelo tão pequeno, mas tão pequeno, que é composto por apenas uma molécula de ftalocianina de cobre com uma dúzia de átomos de índio, em uma superfície de arsenito de índio. Não somente é o menor modelo já criado, como, provavelmente, o menor possível.

Transistor molecular

Imagem microscópica de uma molécula de ftalocianina com doze átomos de índio em uma superfície de arsenito de índio, combinação que fornece a eletrostática necessária para o funcionamento do micro transistor (Reprodução: U.S Naval Research Laboratory)

Os especialistas utilizaram uma agulha de tungstênio para aproximar os átomos metálicos carregados positivamente, permitindo a passagem dos elétrons da ponta da agulha para o transistor. O resultado? Uma corrente elétrica. Para que tudo isso fosse possível, foi preciso utilizar um microscópio de tunelamento por varredura, que é capaz de captar imagens em escala atômica.

Tudo isso significa que, no futuro lidaremos com aparelhos eletrônicos minúsculos, apesar de supercomplexos. Mas, calma! Para que essa tecnologia seja produzida ainda há muito chão pela frente, uma vez que o experimento foi realizado em laboratório, em vácuo quase que total e a uma temperatura extremamente baixa, pouco acima do zero absoluto. De qualquer forma, a criação faz com que seja possível compreender como se dá o fluxo de correntes por meio de moléculas, abrindo caminho para um mundo de possibilidades tecnológicas.

Primeiro Transistor

Réplica do primeiro modelo de transistor inventado no Bell Labs, em 1947. (Reprodução: Divulgação)

O relatório completo e detalhado sobre a descoberta foi publicado no jornal Nature Physics do dia 13 de julho.

Fonte: U.S Naval Research Laboratory

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.