Cientistas criam modelo de câncer 3D que ajuda a entender tumores em crescimento

Por Redação | 29.08.2015 às 14:35
photo_camera Foto: Reprodução

O câncer é uma doença terrível e que mata milhares de pessoas todos os anos, mas sua representação colorida pode ajudar cientistas a descobrir uma maneira mais eficaz para o seu tratamento.

Uma equipe internacional de pesquisadores desenvolveu uma simulação de tumor em 3D que mostra como as células cancerosas crescem e se transformam de forma desigual ao longo do tempo. Nas imagens abaixo, cada cor representa uma mutação diferente e as mais bem sucedidas são aquelas que fazem migração e reprodução, sendo a coloração dominante.

A simulação é a melhor já feita entre as formas anteriores de representação de variadas formas de tumores, pois ilustra as protuberâncias que surgem rapidamente enquanto o câncer invade as células vizinhas saudáveis.

As imagens em 3D não são réplicas perfeitas de um tumor, pois tendem a omitir ou simplificar alguns fatores. Logo, não se pode usar o exemplo para prever como as doenças se desenvolvem em um corpo real. No entanto, a precisão pode ser bastante útil.

Com base nas imagens, os cientistas poderiam medir a eficácia dos tratamentos antes de seguir em frente, incluindo a realização de testes clínicos mais apurados ou estudar as resistências que levam o retorno de um tumor após uma remissão.

Fontes: Endgaget, Nature