Cientistas criam braço protético inspirado em Luke Skywalker

Por Redação | 20 de Dezembro de 2017 às 15h50
photo_camera Georgia Tech

O uso da tecnologia na medicina vem trazendo grandes criações que não só melhoram a qualidade de vida dos pacientes, como também ajudam a salvar vidas. Um dos últimos feitos dessa parceria teve a saga Star Wars como inspiração para criar um braço prostético.

De acordo com os cientistas da Universidade de Design da Georgia Tech, a prótese foi criada com base no mesmo braço robótico usado por Luke Skywalker, sendo capaz de mover um dedo de cada vez, seguindo as ordens da pessoa amputada.

A primeira pessoa a receber a novidade foi Jason Barnes, um músico que perdeu parte do braço direito há cinco anos. Com o braço novo,  Jason pode voltar a tocar piano, o que ele não fazia desde a época do acidente.

O músico de 28 anos perdeu parte do braço abaixo do cotovelo depois de ser eletrocutado em um acidente de trabalho, em 2012. O que faz com que a prótese funcione são os músculos residuais do membro, de acordo com seus criadores.

Gil Weinberg, professor da universidade, diz que o braço biônico funciona com a ajuda de sinais de ultrassom. "Usando esta nova tecnologia, o braço pode detectar quais dedos um amputado quer mover, mesmo que ele não tenha dedos", comenta o pesquisador.

Os sinais de ultrassom, juntamente com o aprendizado de máquina, são capazes de detectar os movimentos de cada dedo de forma contínua e simultânea.

INSIRA O TEXTO OU APAGUE ESSA LINHA!

Weinberg diz estar impressionado com a capacidade da prótese e os resultados alcançados com o projeto. "Se este tipo de braço pode trabalhar com música, algo sutil e expressivo como o piano, a tecnologia também pode ser usada para diversas outras coisas que exigem atividades motoras, como tomar banho, se arrumar e se alimentar", completa.

Fonte: Futurity

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.