Publicidade

Cientistas conseguem criar bateria para smartphone que carrega em um minuto

Por| 07 de Abril de 2015 às 10h31

Link copiado!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O desempenho da bateria é um fator crucial na hora de escolher um smartphone atualmente. Mas mesmo com um bom aparelho, muita gente já passou pela situação chata de não ter tempo para esperar o carregamento completo do aparelho.

Pensando na necessidade dos dispositivos atuais e dos usuários, pesquisadores da Universidade de Stanford, liderados pelo professor de química Dai Hongjie, parecem ter descoberto uma nova variante de bateria de íon de alumínio. O produto é considerado mais barato, rápido e seguro.

Este tipo de bateria já vem sendo o foco de muitos cientistas químicos, pesquisadores e especialistas, mas, até então, todos os resultados tinham sido frustrados, pois o uso do material correto é o que determina o desempenho do produto. Hongjie afirma que descobriu acidentalmente que um cátodo, um eletrodo de carga positiva feito de grafite, é o componente que oferece o melhor desempenho.

O resultado do experimento mostrou que a bateria possui muitas das propriedades ideais para uma nova geração de fontes de energia. Quanto às suas características e vantagens, o componente promete ser mais barato porque o alumínio é um material mais acessível e também mais seguro, pois não há chances de pegar fogo, mesmo se ele for danificado. Outra característica que chama atenção é a durabilidade da nova bateria, que suporta até 7.500 ciclos de carga - bem superior aos 1.000 das atuais baterias de íons de lítio. Para fechar, os cientistas garantem que é possível dar uma carga completa em apenas um minuto!

Continua após a publicidade

Apesar das boas respostas da bateria em laboratório, o projeto ainda está longe de se tornar uma realidade no mercado. A densidade de energia também precisa ser melhorada: atualmente elas possuem apenas 40 watts por quilograma, enquanto as baterias comuns variam de 100 a 260.

Fonte: SlashGear