Cientistas brasileiros descobrem novo planeta parecido com Júpiter

Por Redação | 16 de Julho de 2015 às 08h50

O Observatório Europeu Sul, o ESO, divulgou nesta quarta-feira (15) a informação de que a unidade La Silla, instalada no Chile, localizou um exoplaneta com massa semelhante à de Júpiter orbitando uma estrela com características similares ao nosso Sol. Isso pode significar a descoberta de um segundo Sistema Solar, bastante parecido com o nosso.

A equipe liderada por Jorge Melendez, professor da Universidade de São Paulo, utilizou o instrumento Harps do telescópio 3p6 para localizar o exoplaneta que orbita a estrela HIP 11915. A posição do planeta é praticamente a mesma de Júpiter no nosso sistema e a descoberta "leva os cientistas a crer que encontramos um planeta gêmeo de Júpiter", de acordo com o comunicado oficial do Observatório. "É um marco importante na busca de um sistema planetário que seja semelhante ao nosso", afirma o professor brasileiro, que é coautor do artigo científico que descreve os resultados.

NovoJupiter

Arte criada pelo ESO para ilustrar o planeta recém-descoberto na órbita da estrela HIP 11915 (Reprodução: M. Kornmesser)

De acordo com o ESO, a estrela HIP 11915 é uma das candidatas mais promissoras para acomodar um sistema planetário como o nosso, empolgando os astrônomos e cientistas que dedicam suas carreiras à busca de novos planetas possivelmente habitáveis. Uma vez que o desenvolvimento da vida na Terra se deu graças à influência gravitacional de Júpiter, a descoberta é um marco na pesquisa espacial, pois "a procura de uma Terra 2.0 e de um Sistema Solar 2.0 completo é um dos esforços mais excitantes da astronomia", explica o professor.

Fonte: ESO

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.