Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas ajudam paraplégico a caminhar usando sinais remapeados do cérebro

Por| 24 de Setembro de 2015 às 12h40

Link copiado!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, em Irvine, descobriu como remapear os sinais do cérebro até os joelhos de uma pessoa paraplégica , fazendo com que ela consiga usar as pernas. A técnica foi testada em um homem que pôde caminhar pela primeira vez em cinco anos.

Os pesquisadores desenvolveram uma série de algorítimos que processam os dados que interpretaram se o rapaz desejava ficar de pé ou tentar sentar. Uma vez recebidos, os comandos são enviados para microcontroles que disparam impulsos aos nervos do joelho, permitindo que ele mova os músculos da perna.

O rapaz de 26 anos, que não teve nome divulgado, vive em uma cadeira de rodas desde que se acidentou, ficando paralisado da cintura para baixo devido a um rompimento na coluna vertebral. Durante a montagem do experimento, ele passou por um treinamento de 20 semanas para tentar melhorar a força muscular das suas pernas, além de aprender a criar sinais cerebrais corretos para que o dispositivo fosse ativado.

Para evitar quedas, o homem usou um andador, que o ajudou a andar por um percurso de 3 a 5 metros. A conclusão do experimento é que é possível remapear sinais cerebrais para uma área danificada usando apenas componentes eletrônicos.

Continua após a publicidade

O vídeo abaixo mostra como foi a experiência:

Fonte: Gizmodo