CERN libera 300 TB de dados do Grande Colisor de Hádrons

Por Redação | 23 de Abril de 2016 às 15h12

Na última sexta-feira (22), a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) liberou uma quantidade impressionante de dados brutos do maior acelerador de partículas do mundo, o Grande Colisor de Hádrons (da sigla em inglês, LHC). São 300 terabytes de informação a disposição na internet para quem quiser acessá-las.

Os dados incluem 100TB de "dados de colisões entre prótons a 7 TeV, o que representa a metade dos dados recolhidos no LHC pelo detector de CMS desde 2011". Outras informações divulgadas dizem respeito apenas a dados brutos que os próprios cientistas do CERN têm utilizado, enquanto uma parte segmentada conta com informações processadas que visam ser utilizadas em aulas de ciências do ensino médio. As informações estão disponíveis no CERN Open Data Portal.

"Uma vez que já esgotamos nossa exploração destes dados, não vemos qualquer razão para não disponibilizá-los ao público. Os benefícios são inúmeros, incluindo a inspiração de estudantes do ensino médio para a formação de novos físicos", disse Kati Lassila-Perini, uma física que trabalha no Solenoide de Múon Compacto ( da sigla em inglês, CMS), um dos detectores de partículas construídos no Grande Colisor de Hádrons.

Via Gizmodo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.