Publicidade

Câmeras 3D permitirão à polícia de Tóquio digitalizar o rosto de suspeitos

Por| 26 de Janeiro de 2016 às 14h31

Link copiado!

Reprodução/The Asahi Shimbun
Reprodução/The Asahi Shimbun

A polícia de Tóquio prepara uma novidade que pode revolucionar a identificação de pessoas no país japonês. Em breve, a instituição começará a usar câmeras 3D para ir muito além das tradicionais fotos de identificação e registro de digitais para fichar seus cidadãos. Com o novo equipamento, será possível digitalizar uma versão tridimensional de um rosto, oferecendo um nível de detalhamento jamais visto.

A partir de abril deste ano, todas as 102 estações policiais espalhadas por Tóquio serão equipadas com câmeras 3D. Dentro de uma cabine, as câmeras vão capturar imagens de todos os ângulos da cabeça de uma pessoa, processando todas as imagens para transformá-la em um modelo digital de três dimensões. Depois, as imagens ficarão armazenadas em um banco de dados.

A reportagem do jornal The Asahi Shimbun informa que qualquer pessoa levada a uma estação policial como suspeita será submetida a essa sessão de fotos. Depois, o modelo 3D será comparado com imagens de câmeras de segurança a fim de confirmar ou negar a suspeita.

Continua após a publicidade

Exemplo de como as câmeras 3D podem ajudar na identificação de suspeitos. (Foto: Reprodução/The Asahi Shimbun)

“Conforme nós identificamos um suspeito mais rápida e precisamente, espera-se que nossas taxas de prisões aumentem”, comentou um investigador não identificado à publicação. A ideia desta nova tecnologia é simples: como nem sempre as câmeras de segurança capturam imagens nítidas e em ângulos facilmente identificáveis, a existência de modelos tridimensionais pode facilitar na hora de identificar alguém em uma dessas imagens.

Apesar de o Japão conter atualmente umas das mais baixas taxas de crimes de todo o mundo, o reforço da segurança que parece ter saído de um filme de ficção científica vem como preparação para possíveis ameaças terrorista durante os Jogos Olímpicos de 2020, que acontecerão em Tóquio.

Fonte: The Asahi Shimbun