Publicidade

Brasil lança seu primeiro satélite geostacionário em 4 de maio

Por| 24 de Abril de 2017 às 17h59

Link copiado!

Brasil lança seu primeiro satélite geostacionário em 4 de maio
Brasil lança seu primeiro satélite geostacionário em 4 de maio

O Brasil vai mandar para o espaço o seu primeiro satélite de uso civil e militar no próximo dia 4 de maio. Segundo informou o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação Gilberto Kassab durante o Fórum Espanha Brasil nesta segunda-feira (24), o envio pode até mesmo ser antecipada para o dia 3, tudo graças ao fim de uma greve na Guiana Francesa. É do centro espacial de Kourou, localizado no país sul-americano, que vai partir o foguete Ariane 5.

De acordo com informações do governo federal, o Satélite Geostacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) será capaz de ampliar a oferta de banda larga no Brasil. Este benefício deve ser significativo especialmente para fornecer conexão com a Internet em alta velocidade em áreas mais remotas, onde a presença deste tipo de serviço é dificultada.

O SGDC foi adquirido pela Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás) e possui duas bandas: uma Ka, que será usada para comunicações estratégicas do governo brasileiro, e outra X, que corresponde a cerca de 30% da capacidade do equipamento e será de uso exclusivo das Forças Armadas.

Inicialmente, o lançamento do SGDC estava programado para 21 de março, mas o evento foi adiado graças à greve na Guiana. Com capacidade de operação de 18 anos, o satélite será posicionado a 36 mil quilômetros da superfície terrestre, tendo capacidade para cobrir todo o território nacional e também o Oceano Atlântico.

Continua após a publicidade

Fonte: Teletime