Boeing cria drone com autonomia de voo infinita

Por Redação | 08.06.2015 às 08:36
photo_camera Reprodução/Boeing

A Boeing, famosa empresa fabricante de aeronaves, anunciou uma nova tecnologia que torna drones autônomos capazes de recarregarem suas baterias sem saírem do ar.

Atualmente, o tempo que um drone pode permanecer no ar está diretamente relacionado à quantidade de combustível ou eletricidade que a nave não-tripulada pode carregar. O plano da Boeing é justamente acabar com essa limitação.

Segundo a patente da tecnologia registrada pela empresa, o sistema inclui drones ou dirigíveis movidos a bateria que possam liberar uma espécie de corrente de seu interior. Quando a aeronave precisar recarregar, a corrente poderá se conectar a fontes de energia previamente colocadas no solo, enquanto o drone permanece planando no ar. Uma vez que estiver carregado, a nave se desconectará do ponto de energia e seguirá seu curso normalmente. Além disso, a novidade prevê que outros drones poderão se abastecer normalmente no memso local logo em seguida.

Se os planos da Boeing derem certo, a corrente de carregamento poderá ser usada para que as aeronaves se conectem a pontos de energia tanto na terra quanto no mar. Há projetos de fazer com que o cabo possa até mesmo se ligar a veículos em movimento, permitindo que os drones se reabasteçam sem sequer pararem de voar.

Por enquanto, mesmo já tendo sido aprovado pelo órgão responsável pelas patentes nos EUA, o projeto continua existindo apenas no papel. A Boeing declarou que ainda não tem previsão de quando deve começar a produzir drones equipados com essa tecnologia.

Confira abaixo um vídeo lançado pela empresa explicando seu projeto:

Via Business Insider