Besouro descoberto na Papua-Nova Guiné ganha nome inspirado em Chewbacca

Por Redação | 02.05.2016 às 08:22

Cientistas descobriram uma nova espécie de besouro na ilha de Nova Bretanha, na Papua-Nova Guiné, e se inspiraram em uma figura de Guerra nas Estrelas que cativa a praticamente todo mundo para nomeá-lo: Chewbacca. O companheiro de Han Solo veio em mente na hora de nomear o inseto por conta de suas cores, que são as mesmas do personagem, e de seu corpo todo recoberto por pelos.

A descoberta do Trigonopterus chewbacca foi devidamente registrada pelos cientistas Matthew H. Van Dam, do Bavarian State Collection for Zoology; Raymond Laufa, da Universidade de Papua-Nova Guiné; e Alexander Riedel, do Museu de História Natural de Karlsruhe, e publicada na revista especializada ZooKeys. Segundo o documento, a espécie pode chegar a pouco mais de 3 milímetros de comprimento e é um dos quatro novos encontrados por lá durante uma expedição que durou dez dias.

Trigonopterus chewbacca

(Reprodução: ZooKeys)

Essa não é a primeira vez que o querido Chewie ou outros personagens de Star Wars inspiram o batismo de seres do mundo animal. Em 2009, uma nova espécie de mariposa foi vista no México e, graças a seu corpo bastante peludo, ganhou o nome de Wockia.

Wockia

(Reprodução: Wikimedia Commons)

Já em 2012, uma formiga de Madagascar foi nomeada como Tetramorium jedi, enquanto anos antes, em 1998, cientistas descobriram um peixe brasileiro que foi chamado de Peckoltia greedoi, nome inspirado no personagem Greedo, que aparece no Episódio IV da saga.

Tetramorium jedi

Peckoltia greedoi
A formiga inspirada em Star Wars, ao lado do peixe que lembra Greedo (Reprodução: Alexander Wild e Divulgação)

Peckoltia greedoi

Guerra nas Estrelas inspirou, ainda, os nomes do verme Yoda purpurata e de uma aranha, que foi chamada de Aptostichus sarlacc, fazendo referência a um tipo de planta-criatura encontrada em alguns planetas do universo paralelo criado por George Lucas.

Yoda purpurata