Australianos batem recorde de eficiência em conversão de energia solar

Por Redação | 19 de Maio de 2016 às 16h55

A Universidade de New South Wales, na Austrália, obteve nesta semana um novo recorde de eficiência em conversão de energia solar, atingindo uma taxa de transformação de 34,5%. O total obtido é 40% maior que o detentor anterior do primeiro lugar, a empresa Alta Devices, dos Estados Unidos, que no ano passado obteve 24%.

A marca dos americanos, entretanto, foi conseguida em uma superfície maior, de 8 m², enquanto o recorde dos australianos aconteceu em uma nova configuração de painéis com apenas 28 cm². De acordo com o Laboratório Nacional de Energias Renováveis do governo dos EUA, que validou o feito, o sistema utilizado pela universidade é aplicável em escalas ainda maiores que as anteriores, o que já permite dizer que temos um novo recorde.

A ideia da UNSW foi usar um módulo minúsculo, dividido em quatro, para fazer a conversão e ligá-lo a um prisma. Dessa forma, a luz solar foi separada em quatro raios diferentes, com uma célula cuidando de cada um deles. Isso permitiu a maior eficiência na transformação em energia e também garante que a ideia pode ser aplicada em superfícies maiores, bastando a utilização de mais componentes conectados uns aos outros.

A universidade também tem outro recorde para chamar de seu. O time de pesquisas em energia solar da instituição também detém o maior índice de conversão com um raio direcionado – ao contrário da inovação recente, que aconteceu de forma natural –, transformando 40% da luz solar em energia por meio da utilização de espelhos para potencializá-la.

A marca também coloca o nível de eficiência próximo ao limite teórico desse tipo de aplicação. De acordo com estudos da agência de energia renováveis da Alemanha, o máximo potencial da energia solar, de 35% de eficiência, deve ser atingido em breve, estando disponíveis para o consumidor em dispositivos que utilizam esse tipo de fonte até 2050.

Fontes: University of New South Wales, Science Daily

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.