Publicidade

Cientistas descobrem atmosfera em planeta parecido com a Terra

Por| 07 de Abril de 2017 às 18h36

Link copiado!

Cientistas descobrem atmosfera em planeta parecido com a Terra
Cientistas descobrem atmosfera em planeta parecido com a Terra

A descoberta de novos planetas e a busca por vida extraterrestre ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (7). Pela primeira vez na história, um grupo de pesquisadores descobriu que um planeta parecido com a Terra possui atmosfera.

A novidade faz gerar questionamentos sobre a existência de vida como conhecemos fora do solo terrestre. Batizado como GJ 1132b, o exoplaneta está localizado a 39 anos-luz de distância, tem raio 1,4 vezes superior que o da Terra e massa 1,6 vezes maior.

Apesar das semelhanças com o nosso planeta, John Southworth, da Universidade de Keele, no Reino Unido, afirma que dificilmente o astro conta com vida, já que orbita proximamente uma estrela parecida com o nosso Sol (com dimensões menores). "No meu conhecimento, a maior temperatura que a vida é capaz de suportar na Terra é de 120 graus Celsius, e isso é muito mais frio do que esse planeta", explicou.

O GJ 1132b foi descoberto pelos astrônomos em 2015, mas somente agora foi detectada atmosfera nele. Segundo as observações, aparentememte a atmosfera do exoplaneta é composta principalmente de vapor d’água e/ou metano, sugerindo que pode haver água por lá.

Continua após a publicidade

Mesmo que isso não seja garantia da existência de seres extreterrestres, a descoberta abre portas para a identificação de atmosfera fora do Sistema Solar. "O que nós demonstramos é que planetas em torno de estrelas com pouca massa podem ter atmosferas, e como existem tantos deles no universo, se torna muito mais provável que um abrigue vida", finalizou o especialista.

Fonte: O Globo