Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Astrônomos desvendam mistério do sinal estranho vindo da estrela Ross 128

Por| 21 de Julho de 2017 às 15h19

Link copiado!

Astrônomos desvendam mistério do sinal estranho vindo da estrela Ross 128
Astrônomos desvendam mistério do sinal estranho vindo da estrela Ross 128

Há alguns dias, um sinal de rádio misterioso foi captado pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico. O sinal proveniente da estrela Ross 128, localizada a 11 anos-luz da Terra, intrigou diversos cientistas, incluindo o pessoal do SETI (especializado na busca de sinais potencialmente alienígnas), que não acreditava que o tal sinal estava sendo enviado por uma civilização inteligente fora da Terra, mas também não sabiam explicar do que ele se tratava. Mas, agora, astrônomos conseguiram desvendar o mistério.

O sinal apelidado de “Weird!” (“estranho”, em português) foi captado no dia 12 de maio e, Abel Méndez, astrobiólogo da Universidade de Porto Rico, contou que a estrela foi observada por 10 minutos, tempo necessário para que o tal sinal fosse captado. Após muita análise, “a melhor explicação é que os sinais foram transmissões de um ou mais satélites geoestacionários”, segundo Méndez.

Esses satélites ficam na órbita da Terra e podem ficar posicionados na direção das estrelas que os cientistas estudam. “Isso explica por que os sinais dos satélites somente apareceram quando observamos a Ross 128; a estrela está na direção onde há muitos satélites geoestacionários posicionados”, explicou o astrônomo.

Continua após a publicidade

Ainda que a explicação sobre o sinal estranho tenha decepcionado muita gente que nutre esperanças de encontrar vida extraterrestre, suas análises fizeram com que a comunidade prestassem mais atenção à estrela Ross 128, que fica bem pertinho da Terra, e descobrir novidades sobre outros corpos celestes é algo sempre bem-vindo. Além disso, “a lição aqui é que nós todos precisamos continuar explorando e divulgando resultados abertamente”, completa Méndez.

Fonte: Business Insider (1) e (2)