Astrônomos desvendam mistério do sinal estranho vindo da estrela Ross 128

Por Redação | 21 de Julho de 2017 às 15h19

Há alguns dias, um sinal de rádio misterioso foi captado pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico. O sinal proveniente da estrela Ross 128, localizada a 11 anos-luz da Terra, intrigou diversos cientistas, incluindo o pessoal do SETI (especializado na busca de sinais potencialmente alienígnas), que não acreditava que o tal sinal estava sendo enviado por uma civilização inteligente fora da Terra, mas também não sabiam explicar do que ele se tratava. Mas, agora, astrônomos conseguiram desvendar o mistério.

O sinal apelidado de “Weird!” (“estranho”, em português) foi captado no dia 12 de maio e, Abel Méndez, astrobiólogo da Universidade de Porto Rico, contou que a estrela foi observada por 10 minutos, tempo necessário para que o tal sinal fosse captado. Após muita análise, “a melhor explicação é que os sinais foram transmissões de um ou mais satélites geoestacionários”, segundo Méndez.

O sinal "Weird!" (Reprodução: Arecibo)

Esses satélites ficam na órbita da Terra e podem ficar posicionados na direção das estrelas que os cientistas estudam. “Isso explica por que os sinais dos satélites somente apareceram quando observamos a Ross 128; a estrela está na direção onde há muitos satélites geoestacionários posicionados”, explicou o astrônomo.

Ainda que a explicação sobre o sinal estranho tenha decepcionado muita gente que nutre esperanças de encontrar vida extraterrestre, suas análises fizeram com que a comunidade prestassem mais atenção à estrela Ross 128, que fica bem pertinho da Terra, e descobrir novidades sobre outros corpos celestes é algo sempre bem-vindo. Além disso, “a lição aqui é que nós todos precisamos continuar explorando e divulgando resultados abertamente”, completa Méndez.

Fonte: Business Insider (1) e (2)

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.