Asteroide pequeno passará próximo à Terra nesta sexta-feira (05)

Por Redação | 04 de Fevereiro de 2016 às 18h30

A NASA está de olho em asteroides e demais objetos espaciais que possam vir a colidir com a Terra em algum momento futuro, e o 2013 TX68 é um dos que estão na mira da agência espacial. O asteroide, que já passou relativamente próximo à Terra há dois anos (2 milhões de quilômetros), voltará ao nosso quintal nesta sexta-feira (05) possivelmente a uma distância de 17 mil km.

A agência calcula uma margem de distância para até 14 milhões de km, e essa variação tão grande de possibilidade do asteroide passar pela Terra se dá porque o objeto vem sendo observado há pouco tempo após sua descoberta, então a trajetória de sua órbita ainda é um tanto quanto confusa.

2013 TX68

A imagem mostra a distância mais próxima que o asteróide 2013 TX68 poderá passar pela Terra (Reprodução: NASA/JPL-Caltech)

Os cientistas da NASA determinaram que não há nenhuma possibilidade do 2013 TX68 colidir com a Terra enquanto estiver passando pelo nosso pedaço do Sistema Solar dessa vez. No entanto, existe uma remota chance de impacto quando o pequeno asteroide voltar à nossa órbita, o que acontecerá em 28 de setembro de 2017. Mas calma: essa chance não é maior do que 1 em 250 milhões.

“As possibilidades de colisão em qualquer uma das futuras passagens do asteróide são pequenas demais para uma preocupação real”, disse Paul Chodas, da NASA. “Eu espero que futuras observações reduzam essa probabilidade ainda mais”, completou, para o alívio de todos.

O 2013 TX68 tem cerca de 30 metros de diâmetro e foi descoberto pela agência espacial dos Estados Unidos em outubro de 2013, quando se aproximou do nosso planeta pela última vez. A NASA tem um programa de busca de asteróides e mantém uma lista dos cinco próximos objetos que se aproximarão da Terra, permitindo aos cientistas estarem sempre “na cola” desses corpos celestes para que não sejamos pegos de surpresa com nenhum impacto inesperado.