Publicidade

Aranhas borrifadas com nanotubo de carbono produzem teia mais forte

Por| 15 de Maio de 2015 às 15h07

Link copiado!

Dimitar Dimitrov
Dimitar Dimitrov

Você já deve ter ouvido falar que teias de aranha figuram entre os materiais mais resistentes produzidos naturalmente por um ser vivo em toda a Terra — e alguns cientistas conseguiram a proeza de torná-los ainda mais fortes. Tudo o que eles fizeram foi borrifar os aracnídeos com grafeno e nanotubos de carbono, um dos materiais artificiais mais resistentes de que se tem notícia.

O experimento aconteceu na Universidade de Trento, na Itália, levado a cabo por um grupo comandado pelo pesquisador Nicola Pugno. A equipe de Pugno coletou cinco aranhas da família Pholcidae, famosas por terem um corpo bastante frágil e diminuto — sem as pernas, exemplares desta família não passam de 10 milímetros.

O quinteto foi borrifado com uma mistura de água com partículas de grafeno de 200 a 300 nanômetros de espessura. Além disso, o grupo de pesquisadores borrifou outras 10 aranhas com uma mistura de água e nanotubos de carbono para comparar os resultados com cada um dos materiais.

Os resultados

Continua após a publicidade

Após este processo, algumas aranhas apresentaram teias de qualidade inferior a uma convencional. Entretanto, uma aranha que havia sido borrifada com nanotubos conseguiu resultados incríveis: teia 3,5 vezes mais forte do que a teia mais forte já registrada sem qualquer alteração.

Ou seja, a aranha adquiriu para si algumas características do carbono borrifado em seu corpo, reproduzindo isso em forma de teia. Com certeza, você se lembrou das histórias de Peter Parker, o jovem dos quadrinhos que foi picado por uma aranha radioativa — ou, dependendo da história, geneticamente modificada — e se transformou no Homem-Aranha.

Fonte: New Scientist