Agência espacial britânica publica mapa inédito da superfície de Marte

Por Redação | 16 de Fevereiro de 2016 às 09h43
photo_camera rochester-halfeld

Cientistas e agências espaciais do mundo todo parecem ter um objetivo em comum: estudar Marte. Não apenas por ser o planeta mais potencialmente habitável (dentro de suas condições) próximo à Terra, mas também porque se tornou alvo dessas entidades que estão dispostas a levar os seres humanos ao planeta vermelho. Logo, nada melhor do que conhecer cada detalhe do nosso vizinho, começando por sua superfície. Por isso, a agência britânica Ordnance Survey (OS) divulgou um mapa inédito de Marte.

Esta é a primeira vez que a organização especializada em mapeamentos traçou o território de um outro planeta. O arquivo foi criado com base em dados abertos publicados pela NASA, a agência espacial norte-americana, e posteriormente foi postado na conta da OS no Flickr.

Segundo o cartógrafo Chris Wesson, foi mapeada uma área equivalente a 10 milhões de metros quadrados - cerca de 7% da superfície marciana. "Há grandes áreas que pareciam ser planas, mas na verdade são bem montanhosas e desniveladas. Essa foi a parte mais difícil do mapa: mostrar isso, mas sem perder sua proporção em relação a essas gigantescas crateras", explicou.

Wesson também declarou que foi um pouco difícil interpretar os dados coletados pela NASA para decifrar as elevações e escalas presentes na superfície marciana, mas que o processo físico de confecção do mapa foi quase idêntico ao de um mapa da Terra ou de qualquer outro já feito pela OS.

Marte (superfície)

Mapa cobre cerca de 7% da superfície do planeta vermelho. Imagem foi produzida a pedido de cientista que planeja viagem a Marte em 2019. (Foto: Ordnance Survey/Divulgação)

O mapa teve uma única cópia impressa para o cientista britânico Peter Grindrod, da Universidade de Londres. Ele participa do planejamento do envio de um veículo de exploração a Marte no início de 2019. "É maravilhoso ver o mesmo estudo aplicado a Marte, especialmente a uma região tão fascinante daquele planeta", disse. Grindrod também afirmou sempre ter admirado os mapas da OS por incluírem muita informação sem se tornarem complexos para ler.

Mais fotos com o mapa da superfície de Marte podem ser visualizadas neste link.

Fonte: BBC