Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Administrador associado da NASA se aposenta; sucessor já foi escolhido

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Maio de 2021 às 23h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (10), Steve Jurczyk, que atuou como administrador interino da NASA entre 20 de janeiro a 3 de maio, e também administrador associado desde 2018, anunciou sua aposentadoria a partir da próxima sexta-feira (14). Foram mais de três décadas de serviços prestados à agência espacial. O administrador da instituição, senador Bill Nelson, anunciou que Robert D. Cabana ocupará o cargo.

Entre as diversas atuações importantes de Jurczyk, recentemente ele supervisionou o sucesso da missão do rover Perseverance em Marte. O administrador da agência, o senador Bill Nelson, disse que Steve foi fundamental para a NASA ao longo dos últimos 32 anos, com destaque aos últimos três, como administrador associado. “A liderança inclusiva, colaborativa e criativa de Steve teve um impacto incrível nesta agência. O legado de Steve na NASA é de excelência e desejo-lhe felicidades em seus futuros empreendimentos”, acrescentou Nelson.

Em nota, Jurczyk diz que foi uma honra liderar a NASA e ver o incrível crescimento e transformação da agência ao longo de seu tempo na instituição. “A força de trabalho da NASA é o que torna esta agência tão especial, e sou extremamente grato por seu trabalho incrível, especialmente durante a pandemia do coronavírus. Na NASA, transformamos sonhos em realidade e tornamos possível o que parece impossível. Tenho a sorte de ter sido um membro da família NASA”, disse.

Continua após a publicidade

Jurczyk passou por diversos cargos antes de ser nomeado como administrador associado, como, por exemplo, administrador associado do Diretório de Missão de Tecnologia Espacial, além de diretor e vice-diretor do Langley Research Center. Além disso, Jurczyk recebeu a Medalha de Serviço Distinto, da NASA, e outras duas Medalhas de Liderança de Destaque, e também o Prêmio de Posição Presidencial para Executivo Meritório, em 2006 e 2016 — as maiores honrarias para lideranças do governo.

Neste ano, Jurczyk foi um dos nomes finalistas para a Medalha “Sammies” do Serviço à América, uma das maiores premiações para funcionários públicos federais, na categoria de excelência em gestão e liderança em resposta ao coronavírus.

Sucessor já foi escolhido

Continua após a publicidade

Agora quem assume o cargo de diretor associado é Robert D. Cabana, que trabalhou como diretor do Kennedy Space Center, da NASA, desde 2008. A partir da próxima segunda-feira (17), ele inicia suas atividades com a sua nova função na agência. Cabana diz que se sente honrado por ter sido escolhido pelo senador Nelson para servir através desta função. “Bill e eu compartilhamos uma paixão pelo programa espacial da América e estou ansioso para servir a NASA e nossa nação nesta nova função. Por mais que sinta saudades da incrível equipe do Kennedy, mal posso esperar para enfrentar este novo desafio”, ressaltou.

Formado em matemática pela Academia Naval dos Estados Unidos em 1971, Cabana foi comissionado no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e completou seu treinamento de Oficial de Voo Naval em 1972. Em 1976, foi designado como aviador natal e completou mais de 7 mil horas de voo em mais de 50 tipos diferentes de aeronaves.

Fonte: NASA