A Via Láctea como nunca antes vista em uma foto gigante de 46 bilhões de pixels

Por Redação | 23 de Outubro de 2015 às 14h45
photo_camera Chair of Astrophysics/RUB

Pesquisadores da Ruhr University Bochum, da Alemanha, passaram os últimos cinco anos monitorando a Via Láctea a partir de um observatório localizado no Deserto do Atacama, no Chile. Dia após dia, a equipe liderada pelo professor doutor Rolf Chini esteve de olho na galáxia para detectar objetos com variação de brilho que pudesse aparecer por ali.

Esse monitoramento era feito por meio da captura sequencial de imagens e uma equipe de astrônomos resolveu juntar tais fotografias em uma só. O resultado foi uma imagem incrivelmente grande, com 46 bilhões de pixels reunidos em um arquivo de incríveis 195 gigabytes.

Essa é a maior fotografia astronômica já produzida pela humanidade e faz parte do projeto de pós-doutorado do astrônomo Moritz Hackstein. O tamanho do espaço observado pelos cientistas do Departamento de Astrofísica da universidade alemã é imenso — e disso você já pode ter uma ideia a partir do tamanho da fotografia da Via Láctea.

Via Láctea

Via Láctea gigante. (Foto: Chair of Astrophysics/RUB)

Por isso, ele foi dividido em 268 seções, com cada uma delas sendo repetidamente fotografada a cada sete dias. Para a tese de Hackstein, foram feitas imagens também a partir do telescópio da própria universidade de Bochum. A partir das capturas feitas de diferentes momentos, foi possível identificar 50 mil novos objetos que apresentaram variação de iluminação.

Navegue pela Via Láctea

Então, os cientistas reuniram uma fotografia capturada ao mesmo tempo de cada uma das 268 seções e criaram a imagem que você vê aqui em cima. Para apresentar seu trabalho ao mundo, os astrônomos criaram uma ferramenta interativa online que pode ser acessada neste link. O sucesso foi tanto que o site saiu do ar algumas vezes devido ao excesso de tráfego, mas não custa nada tentar dar uma espiada.

Fonte: Rubin Science Magazine

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.