Publicidade

A Nasa não sabe o que fazer com o cocô dos astronautas (e quer a sua opinião)

Por| 28 de Novembro de 2016 às 23h09

Link copiado!

A Nasa não sabe o que fazer com o cocô dos astronautas (e quer a sua opinião)
A Nasa não sabe o que fazer com o cocô dos astronautas (e quer a sua opinião)

Você já se perguntou o que um astronauta faz quando, em plena missão espacial fora da nave, sente vontade de ir ao banheiro? Pois é, pelo jeito nem a NASA sabe a resposta. A agência espacial lançou uma competição para que as pessoas a ajudem a bolar uma estratégia que, em um português bem claro, serviria para resolver o problema de dor de barriga de seres humanos no espaço.

Na ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional), os astronautas podem ir ao banheiro e encontrar uma espécie de vaso sanitário para se aliviar. O mecanismo de saneamento usa uma descarga a vácuo para sugar e armazenar as fezes em um reservatório próprio para isso. Mas e se essa "rede de esgoto" entupir ou parar de funcionar? Sendo assim, os astronautas deverão ficar com seus trajes espaciais e não terão outra alternativa: terão de fazer cocô ali mesmo. É, na roupa.

Bom, a questão não está em caráter de urgência porque hoje em dia já é possível que um astronauta regresse à Terra em questão de horas (se a situação estiver sob controle, tudo fica bem, não?). Mas o que intriga a agência é o fato de ela estar planejando levar seres humanos a Marte dentro de 15 anos. E, nessa missão, os astronautas devem ficar dentro de suas vestes próprias por alguns bons dias.

Continua após a publicidade

A próxima geração de trajes da Nasa (chamada de Z2) vai trazer um sistema para fornecer ar puro, proteção, água e nutrientes ao astronauta por até seis dias — tempo suficiente para voltar à Terra, diz o astronauta Richard Mastracchio. Mas a questão das fezes é algo a se pensar. Segundo Mastracchio, "se passar muito tempo, você pode ter uma infecção ou até septicemia" — algo bastante preocupante, e que poderia até matar uma pessoa no espaço.

É por isso que a Nasa lançou a competição, que está neste momento disponível na plataforma Hero X. A agência procura as melhores ideais para resolver o problema com segurança. Faltam 22 dias para encerrar o prazo das inscrições, e o prêmio é uma bolada de US$ 30 mil. Ficou interessado? Inscreva-se, leia os termos e submeta sua ideia! Quem sabe você não fica conhecido como "o cara que inventou a roupa sanitária da Nasa"?

Fonte: IGN