[Vídeo]: astronauta mostra o que acontece ao tentar torcer uma toalha no espaço

Por Redação | 15 de Agosto de 2013 às 15h10
photo_camera Canaltech

Em mais um vídeo explicativo sobre o que acontece ao tentarmos realizar algumas atividades no espaço, o astronauta Chris Hadfield, comandante da Estação Espacial Internacional (ISS, em sua sigla em inglês), respondeu a uma pergunta de duas estudantes canadenses sobre o que acontece ao tentarmos torcer uma toalha molhada com gravidade zero.

Hadfield abriu a embalagem de uma nova toalha de mão e a molhou com a ajuda de uma espécie de "garrafa" de água. O astronauta afirmou que, devido à gravidade zero, seria impossível mergulhar a toalha em um recipiente cheio de água, já que a água não permaneceria no interior do recipiente.

Depois de bastante molhada, o astronauta começou a torcer a toalha e a água começou a se acumular ao redor do objeto e de sua mão, formando uma espécie de gelatina ao redor da toalha. Como não existe a gravidade para puxar a água para baixo, ela se acumulou ao redor da mão do astronauta e quando a toalha foi liberada, ela continuou torcida.

"Devido à tensão superficial da água, ela percorre a superfície da toalha e chega à minha mão, como se eu tivesse gel nas mãos, e então fica lá", explicou Hadfield. Segundo informações do site da revista Veja, a tensão superficial da água, que é ocasionada pela atração de moléculas, explica também o fenômeno que permite que alguns tipos de insetos consigam andar sobre a água.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.