[Vídeo] NASA registra imagens de erupção solar 20 vezes maior do que a Terra

Por Redação | 08 de Janeiro de 2013 às 12h40

No último dia de 2012, a NASA registrou imagens de uma explosão solar que durou cerca de quatro horas e atingiu um diâmetro 20 vezes maior do que o da Terra. A Agência Espacial divulgou algumas imagens oficiais do acontecimento, com um vídeo de 17 segundos, que foi descrito pela própria NASA como um "ballet no sol".

O site do Observatório de Dinâmica Solar (SDO) da NASA explica que "forças magnéticas impulsionaram o fluxo de plasma, mas, sem força suficiente para vencer a gravidade do sol, a maior parte do plasma caiu novamente sobre ele".

As explosões solares são desencadeadas por mudanças repentinas no campo magnético da estrela gigante. Nesse caso específico, a atividade na superfície solar gerou altos níveis de radiação que apareceram como partículas — o plasma. A SDO conseguiu captar as imagens graças à sua luz ultravioleta extrema.

Para nos dar uma noção maior da escala, a Agência colocou uma imagem da Terra sobreposta à da erupção solar do último dia 31, que se estendeu a cerca de 257 mil quilômetros para fora do sol.

Explosão Solar
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.