Um grande marco para a ciência aconteceu hoje no CERN

Por| 05 de Julho de 2012 às 00h23

Um grande marco para a ciência aconteceu hoje no CERN

A expectativa era grande para o grande evento hoje no CERN. Os físicos descobriram uma nova partícula subatômica, consistente com a teoria do Bóson de Higgs, ou partícula Deus. De acordo com o anunciado pelos cientistas no CERN, ainda existem dados importantes a serem descobertos sobre o bóson; isso abre as portas para novas investigações e achados.

Por quase meio século, cientistas e estudiosos se desdobraram para elucidar a existência de uma partícula que justificasse a formação dos planetas, bem como do Big Bang. Os achados divulgados hoje no evento que ocorre em Melbourne, na Austrália, irão validar o Modelo Padrão, uma teoria que identifica a construção de blocos de matéria e suas partículas que conduzem forças fundamentais.

É uma teoria de proporções incalculáveis, mas ainda possui alguns pontos a serem discutidos, como o porque de algumas partículas terem massa e outras não.

O modelo, proposto pelo físico inglês Peter Higgs em 1964, sugeria que o bóson existisse em um campo invisível, viscoso e oblíquo, criado pelo Big Bang há cerca de 13,7 bilhões de anos.

Peter Higgs se emocionou diante da descoberta da partícula. "Não esperava que a descoberta acontecesse ainda durante a minha vida", confessou emocionado o cientista, ao final da conferência.