Telescópio Hubble registra a imagem mais profunda do universo

Por Redação | 26.09.2012 às 17:20

A NASA anunciou nesta quarta-feira (26) que o telescópio Hubble registrou a imagem mais profunda do nosso universo já captada, chamada eXtreme Deep Field ou XDF. A imagem foi construída com a ajuda dos dados captados pelo Hubble ao longo dos últimos dez anos.

De acordo com o SlashGear, as imagens foram captadas de uma parte específica do universo dentro da área do Hubble Ultra Deep Field. A fotografia representa uma pequena fração do diâmetro angular da lua cheia e mostra mais de 5.500 galáxias.

Imagem universo Hubble

As imagens permitirão que os pesquisadores estudem as galáxias mais antigas

O Hubble Ultra Deep Field é uma imagem de uma pequena área do espaço na constelação de Fornax, criado usando dados captados pelo Hubble entre 2003 e 2004. Ao coletar luz fraca durante muitas horas de observação, ele revelou milhares de galáxias, próximas ou muito distantes, conseguindo registrar a imagem mais profunda do universo até agora.

"A XDF é a mais profunda imagem do céu já obtida e revela as galáxias mais fracas e distantes já vistas", afirmou ao Clarkville Online Garth Illingworth, da Universidade da Califórnia.

Imagem universo Hubble

As galáxias menos luminosas que aparecem na fotografia emitem uma luz de um décimo-bilionésimo do brilho que podemos ver a olho nu.

Os dados para compor essa imagem foram registrados ao longo de um período de 50 dias, com o tempo total de exposição de 2 milhões de segundos. A NASA utilizou mais de duas mil imagens registradas pela câmera de avaliações do campo amplo de visão do Hubble.

Confira abaixo um vídeo com as imagens captadas pelo Hubble: