Telas com autofoco prometem aposentar seus óculos

Por Redação | 01 de Agosto de 2014 às 15h40

Uma nova tecnologia desenvolvida pelo MIT em parceria com a Microsoft irá deixar feliz quem possui problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo: telas do dia a dia que se adaptam ao problema do usuário e “desfazem” a distorção da imagem causada por esses problemas visuais comuns.

Para o caso de um astigmata, por exemplo, a tela iria alterar a imagem para exibi-la de uma forma que iria neutralizar o astigmatismo, corrigindo o problema a partir da tela, dispensando neste caso o uso dos próprios óculos para correção, segundo informações do site Brainstorm9.

A novidade pode ajudar pessoas que possuem uma visão boa nas tarefas do dia a dia, mas que precisam usar óculos quando fazem um esforço visual, como leitura, assistir TV ou usar o computador - os tais óculos de descanso.

A inovação deve ser apresentada pelos pesquisadores em uma conferência internacional realizada em Vancouver, no Canadá. Segundo os pesquisadores, a tecnologia usa um algoritmo que distorce a tela de acordo com a prescrição oftalmológica do usuário.

O algoritmo desenvolvido tem capacidade para alterar individualmente a luz em cada pixel da tela. Quando os raios luminosos passam pelos furos no filtro de luz, eles chegam até a retina do usuário alterando a imagem e corrigindo a distorção do próprio olho.

A tela, no entanto, terá um uso muito pessoal como foi possível perceber, sendo possível ser usada apenas por uma pessoa e neste caso, apenas em aparelhos do próprio portador da distorção.

Outro público que poderia ser beneficiado com a novidade são os pacientes que não conseguem tratamento por meio de lentes corretivas, ou necessitam unir mais de um tratamento para terem uma visão melhor.

Apesar da inovação, a tecnologia só resolveria o problema da distorção visual em telas luminosas, sendo que para outras tarefas ainda seria necessário o uso de lentes corretivas. No entanto, pode ser de grande ajuda para quem trabalha na frente do computador.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.