Tecnologia alemã permite controlar aviões com comandos cerebrais

Por Redação | 29 de Maio de 2014 às 16h14
photo_camera Reprodução

Você já pensou em pilotar um avião utilizando apenas o seu cérebro? Uma equipe de pesquisadores alemães da Universidade Técnica de Munique e da Universidade Técnica de Berlin pensaram no assunto e desenvolveram uma tecnologia que permite a qualquer pessoa pilotar um avião utlizando apenas comandos cerebrais.

Liderados pelo professsor Florian Holzapfel, os cientistas conduziram os testes em um simulador com 7 voluntários, sendo que um deles não tinha qualquer experiência de voo. O mais impressionante é que todos pilotaram "o avião" com precisão suficiente para adquirir uma licensa de voo.

Para tornar possível a comunicação entre cérebro e avião, os voluntários foram equipados com um capacete conectado a eletrodos EEG, capazes de emitir sinais elétricos cerebrais. A partir dai, eles foram interpretados por um algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores e transformados em comandos que eram enviados ao simulador. Veja o vídeo:

De acordo com o Engadget, o líder do projeto intitulado Brainflight, Tim Frecke, declarou que a longo prazo o objetivo é permitir que mais pessoas sejam capazes de pilotar um avião. Mas, a princípio, a expectativa é que a tecnologia possa ser utilizada para tornar os voos mais seguros e dar mais liberdade aos pilotos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.