Supercomputador vai simular o funcionamento do cérebro humano

Por Redação | 05 de Fevereiro de 2013 às 07h15
photo_camera Discovery

Cientistas querem desvendar os mistérios do cérebro humano por meio da construção de um supercomputador capaz de replicar a maneira como nossa mente funciona. A nova empreitada científica pretende criar uma simulação altamente detalhada dessa máquina confusa que é o cérebro humano. A falta de tal entendimento é um obstáculo enorme para as empresas farmacêuticas que tentam desenvolver medicamentos para doenças cerebrais, por exemplo.

Intitulado como 'Human Brain Project' (HBP), o Projeto Cérebro Humano vai contar com um financiamento de US$ 1,6 bilhão e mais de 200 pesquisadores trabalhando em conjunto nesse ambicioso experimento, conforme ressalta o Mashable.

Boa parte do investimento pesado será direcionada para o hardware, já que gerar a simulação em um único computador exigiria um sistema até mil vezes mais poderoso do que aqueles presentes nos supercomputadores que conhecemos hoje. O projeto deve começar oficialmente no final de 2013, e durante dez anos vai mapear todos os 100 bilhões de neurônios conectados por cerca de 100 trilhões de sinapses que compõem nosso cérebro.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O supercomputador que vai simular o cérebro humano visa fornecer aos neurocientistas, médicos pesquisadores e desenvolvedores de tecnologia, um acesso a ferramentas altamente inovadoras e serviços que podem acelerar radicalmente o ritmo de suas pesquisas. Os pesquisadores também esperam que as descobertas ajudem no tratamento de distúrbios neurológicos, como mal de Parkinson e de Alzheimer.

Confira o vídeo de apresentação - em inglês - do ambicioso 'Human Brain Project':

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.