SpaceX explica como planeja pousar o maior foguete do mundo na Terra

Por Redação | 04.02.2015 às 07:57

A Space X, empresa de transporte espacial fundada por Elon Musk, é conhecida por inovar o tempo todo, por sua audácia em projetos e por geralmente anunciar tecnologias espaciais inacreditáveis. Dessa vez, a companhia publicou um novo vídeo demonstrando o que pretende fazer com o Falcon Heavy, que será lançado no final deste ano.

Basicamente, o chamado maior foguete do mundo é composto por três foguetes Falcon 9. O resultado é um foguete gigantesco que pode transportar cerca de 53 toneladas para a órbita terrestre. Depois de lançado, ele será o foguete mais poderoso do mundo em operação, perdendo apenas para o Saturn V, lançado em 1973 durante a missão Apollo.

Segundo o vídeo, a empresa quer que o imenso foguete tenha condições de pousar em segurança na Terra após a viagem. Para isso, serão necessários três procedimentos de pouso, um para cada Falcon 9. Com isso, a SpaceX acredita poder reduzir os custos dos lançamentos em milhões de dólares, já que, até então, cada foguete é capaz de voar uma única vez, além de aumentar a frequência dos lançamentos.

Para cumprir essa façanha com sucesso, a empresa de Musk vem testando a tecnologia há alguns anos, tendo inclusive explodido um Falcon 9-R durante os testes.

Fonte: http://www.theverge.com/2015/2/1/7957585/how-space-x-plans-to-land-largest-rocket-in-the-world