Roupa usa tecnologia para avaliar desempenho do corpo durante atividades físicas

Por Redação | 14.08.2014 às 10:20
photo_camera Reprodução/Athos

Os engenheiros elétricos Dhananja Jayalath e Christopher Wiebe sempre gostaram de praticar atividades físicas, mas uma coisa os intrigava: saber numericamente como o corpo reagia em cada sessão de atividades. Ambos viciados em números queriam mais detalhes sobre o esforço feito na academia, identificando se o corpo já estava em seu limite ou se seria capaz de mais uma série de exercícios.

Como resultado, os dois acadêmicos criaram o projeto Athos. Uma roupa especial para academia que, carregada de sensores, é capaz de analisar a atividade das fibras dos músculos durante a atividade, indicando exatamente o esforço realizado pelo corpo durante o treino.

roupa athos

O projeto se popularizou e a dupla divulgou nesta terça-feira (12) que atingiu um financiamento de US$ 12,2 milhões, o que permitirá que a fabricação das roupas seja feita em escala comercial.

A roupa utiliza uma tecnologia de eletromiografia (EMG), um tipo de monitoramento usado frequentemente na medicina para detectar, medir e gravar sinais elétricos pela contração das fibras musculares. Dessa forma, o sistema permite que cada movimento muscular, batimento cardíaco e respiração sejam analisados tanto individualmente como em conjunto. Com isso, dados difíceis de serem medidos e analisados, se tornam um conjunto claro de informações.

Os dados são transmitidos via Bluetooth para um gadget emparelhado, dessa forma você poderá ver no smartphone, por exemplo, os resultados do treinamento.

roupa athos

A roupa contém uma camisa com 14 sensores de músculos, dois de batimentos cardíacos e dois de respiração enquanto a bermuda possui oito sensores EMG e dois sensores para o ritmo cardíaco.

A roupa da Athos está em pré-venda no site do próprio projeto por R$ 904.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/esporte/60398-roupa-academia-tecnologica-calcula-desempenho-exercicios.htm