Reino Unido testa drones que 'aprendem' sobre o ambiente enquanto voam

Por Redação | 14 de Julho de 2014 às 08h45

Drones já são utilizados para diversos fins, como reconhecimento de locais, entregas e uso pessoal. Normalmente eles precisam de um guia e um controlador, mas é essa parte que a Universidade de Sheffield, no Reino Unido, quer eliminar. Eles pesquisam a oferta de grande autonomia para que drones tenham capacidade de improviso e de se localizar em territórios desconhecidos, encontrando o caminho autonomamente.

A Universidade está trabalhando no desenvolvimento de quadricópteros experimentais que combinem pontos de referência em imagens de câmera com sensores ultrassônicos barométricos, para que esses equipamentos sejam capazes não apenas de identificar um ambiente, mas compreendê-lo, detectando objetos e investigando a área por conta própria, informa o site Engadget.

Drones com essas habilidades poderiam ser utilizados especialmente por equipes em missão de resgate ou em outras situações que apresentem perigo. Eles seriam capazes de identificar sobreviventes ou mesmo operar máquinas, garantindo o sucesso da ação mesmo que com uma mínima intervenção humana.

Esses drones também aprenderão a lidar com outros, onde, gradualmente eles aprendem a prever comportamento de outros robôs e planos de voo, coordenando para que não haja colisões. A equipe desenvolvedora acredita que será possível imaginar esquadrões de drones trabalhando em equipe e colaborando em projetos sem que haja necessidade de rotinas pré-programadas.

Mesmo que a tecnologia de detecção ainda seja nova e precise de avanços para ser executada seguramente, ela aponta para um futuro onde drones possam ser mais autônomos no ar e realizar trabalhos arriscados sem que haja a necessidade de uma exposição para seres humanos ou mesmo sem uma supervisão tão próxima.

Assista ao vídeo onde o pesquisador Dr. Jonathan Aitken explica os conceitos dos quadricópteros.

Fonte: http://www.engadget.com/2014/07/06/drones-learn-their-environment/?ncid=rss_truncated

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.