Rectenna: a evolução do NFC

Por Redação | 14 de Agosto de 2012 às 12h55

Desenvolvida por pesquisadores sul-coreanos da Sunchon National University e do Paru Printed Electronics Research Institute, a rectenna é um tipo de tecnologia de comunicação em campo próximo (NFC, sigla para near-field communication). A rectenna pode ser colocada sobre objetos como etiquetas de preço, logos e sinalizações para que possamos ler as informações de qualquer produto em nossos smartphones de maneira bem simples. Saiu no Technology Review.

A tecnologia NFC não é nenhuma novidade, mas a equipe coreana descobriu uma maneira de trazê-la ao público consumidor com baixo custo. Os pesquisadores prometem vender rectennas por um precinho bem barato para que o novo dispositivo possa ser adotado em larga escala por todos os consumidores proprietários de gadgets compatíveis.

E tem mais: a equipe vislumbra o uso de rectennas não apenas como um elemento a mais em uma carteira digital, mas como um dispositivo que auxilia a entrar no mundo dos QR Codes. Se as rectennas fizerem com que seu iPhone se transforme em um "aparelho de raio-X" de produtos nas prateleiras das lojas e supermercados, certamente terão tudo para conquistar os consumidores.

"Nossa vantagem sobre a tecnologia atual é o baixo custo, já que nós produzimos em um processo de impressão rolo-a-rolo, com alta taxa de transferência, respeitando o meio-ambiente. Além disso, podemos integrar muitas funções extras sem custos elevados no processo de impressão. O uso da tecnologia NFC com o smartphone será ilimitado em um futuro próximo. Vários setores como o médico, automotivo, militar e aeroespacial irão se beneficiar muito desta tecnologia", diz o co-autor do estudo, Gyojin Cho.

Você ainda deve estar se perguntando o porquê deste nome do dispositivo. Na verdade, como ele combina funções de uma antena e de um retificador (aparelho que converte corrente alternada em corrente direta), os pesquisadores resolveram unir os dois nomes em inglês: rectifier + antenna. Bazinga! Surge a rectenna.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.