Radar é capaz de ver pessoas em movimento através das paredes

Por Redação | 08 de Agosto de 2012 às 11h50

A cada dia que passa, mais coisas que só víamos nos filmes de super-heróis se tornam realidade. Desta vez, foi possível ver através das paredes, assim como Batman fez no filme O Cavaleiro das Trevas para enfrentar o Coringa. A ABC Espanha exibiu uma invenção de dois engenheiros da University College of London. Ao invés de usar as ondas da telefonia móvel, o invento funciona graças à rede Wi-Fi para ver através das paredes.

O sistema pode ser executado em qualquer local que tenha instalada uma rede sem fio e só precisa de duas antenas e um computador para analisar as trocas de frequência que as ondas Wi-Fi sofrem ao chocarem-se contra obstáculos ou objetos em movimento. Assim, elas conseguem localizar os corpos em tempo real, igual a um radar.

O aparelho se baseia em um princípio conhecido da Física, chamado Efeito Doppler, uma propriedade das ondas para mudar de direção e velocidade. Ao chocarem-se contra um corpo em movimento, as ondas têm sua frequência sutilmente aumentada e captada pelas antenas, que por sua vez informam a posição do objeto, sua direção de movimento e sua velocidade - mesmo estando do outro lado da parede. O artigo científico sobre o trabalho dos engenheiros está publicado na Geoscience and Remote Sensing.

Ao contrário dos aparelhos convencionais, que emitem sinais, o radar inventado pelos britânicos possui outra propriedade interessante: é indetectável. Como ele aproveita as conexões wireless a seu redor, não emite onda nenhuma para que possa ser identificado.

Segundo os pesquisadores, foi possível identificar pessoas do outro lado de um muro de 30 centímetros de espessura. Ainda assim, o sistema requer que os objetos estejam em movimento, pois só assim a frequência das ondas que chocam contra eles é modificada. O próximo passo dos cientistas é inventar um radar que possa identificar uma pessoa parada, porém com o diafragma se movimentando ao respirar.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.