Próximo robô a explorar Marte será ainda mais completo que a Curiosity

Por Redação | 01 de Agosto de 2014 às 17h00
photo_camera Washington Times

Na próxima quinta-feira (6), o rover Curiosity comemora o segundo aniversário de seu pouso bem-sucedido na superfície de Marte. Mas isso não significa que os engenheiros da agência espacial norte-americana (NASA) já não estejam planejando o próximo robô explorador do planeta vermelho, que teve algumas de suas futuras características reveladas nesta sexta-feira (01).

De acordo com o site Uncover California, o chassis do robô será semelhante ao da Curiosity, que já foi testado em diferentes terrenos terráqueos e marcianos, e deverá se mover por cima de seis pneus. Uma das características novas, no entanto, é que o explorador carregará visão stereo laser com capacidade de zoom óptico e uma câmera HD apelidada Mastcam-Z.

Segundo a NASA, isso permitirá que ele percorrera um caminho ainda maior do que a Curiosity para criar um mapa mais detalhado do terreno de Marte. O objetivo principal do novo mapeamento será avaliar o ambiente marciano para ajudar no planejamento de uma missão tripulada no futuro.

O robô também estará carregado com equipamentos capazes de detectar traços biológicos e procurar sinais de vida na superfície. O lançamento do rover, que ainda não foi batizado, está planejado para 2020.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.