Projeto pretende enviar cápsula do tempo para Marte

Por Redação | 26 de Junho de 2014 às 11h31

Um grupo de estudantes do MIT, da Universidade de Duke, Stanford e Connecticut pretende realizar um feito inédito nos próximos anos: enviar para Marte uma cápsula do tempo digital. Intitulado Time Capsule to Mars, o projeto tem como objetivo enviar a cápsula do tempo contendo textos, vídeos, imagens e áudios sobre a vida na Terra para o planeta vermelho.

Segundo informações do site Engadget, além de enviar o objeto para Marte, o grupo pretende testar uma série de novas tecnologias para realizar o feito, muitas delas que ainda não estão concluídas. Para o diretor do Laboratório de Propulsão Espacial do MIT, Paulo Lozano, os itens que exigem mais preocupação são a propulsão real, a comunicação e a saúde da nave. Segundo ele, o projeto exige um nível avançado de tecnologia e é muito importante que jovens estejam participando deste processo.

A ideia é que a cápsula seja lançada em 2017, ao custo de US$ 25 milhões, incluindo o lançamento. A viagem irá acontecer com a ajuda de três satélites chamados CubeSats. O grupo também pretende ajudar no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem viagens espaciais e que possam ser usadas na exploração de Marte.

A cápsula irá utilizar um sistema de armazenamentos de quartzo, com potencial para manter terabytes de dados por milhões de anos, o que condiz com a ideia de que a cápsula fique no solo de Marte até que seja encontrada por colonos – sejam eles humanos ou não.

O diretor do projeto e estudante de Universidade de Duke, Emily Briere, afirmou que os estudantes envolvidos no projeto querem mostrar para as pessoas que viajam ao espaço que essa é uma forma de impulsionar a humanidade.

Devido a grande complexidade do projeto, o grupo contará com a parceria de diversas organizações como a NASA e um grupo de conselheiros, do qual faz parte Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua.

Assita ao vídeo do projeto abaixo:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.