Projeto enviará mensagens e fotografias de 90 mil terráqueos à Marte

Por Redação | 28 de Novembro de 2014 às 10h51
Foto: Divulgação

O sonho de 90 mil fãs de astronomia vai se tornar realidade com o projeto "Beam me to Mars". Organizado pela empresa espacial norte-americana Uwingu, o projeto transmitirá mensagens dessas pessoas para Marte usando radiotelescópios nesta sexta-feira (28).

Como informa o pessoal da Exame, a iniciativa é uma comemoração aos 50 anos de lançamento da Mariner 4, a primeira sonda robótica que deixou a Terra rumo ao planeta vermelho. Além disso, também funcionará como uma forma de arrecadar fundos para projetos futuros, já que cada pessoa teve que pagar entre US$ 5 e US$ 100 para enviar seu nome, mensagens e fotografias para o espaço.

Algumas celebridades participaram da campanha, como o ator e comediante Seth Green e George Takei, que fez questão de imitar o personagem Sulu de Star Trek. A transmissão deve ter início a partir das 18h, horário de Brasília. As mensagens que viajarão na velocidade da luz chegarão ao planeta vermelho em 15 minutos e serão repetidas duas vezes.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Desde que o Mariner 4 visitou o planeta, outras 20 naves espaciais estiveram lá. Atualmente, três sondas orbitam o planeta e dois robôs caminham na superfície dele. A Agência Espacial Europeia e a Índia também têm um modelo orbital circulando por lá.

Agora só falta a visita dos astronautas, mas este "passeio" não deve acontecer tão cedo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.