Projeto enviará mensagens e fotografias de 90 mil terráqueos à Marte

Por Redação | 28 de Novembro de 2014 às 10h51
photo_camera Foto: Divulgação

O sonho de 90 mil fãs de astronomia vai se tornar realidade com o projeto "Beam me to Mars". Organizado pela empresa espacial norte-americana Uwingu, o projeto transmitirá mensagens dessas pessoas para Marte usando radiotelescópios nesta sexta-feira (28).

Como informa o pessoal da Exame, a iniciativa é uma comemoração aos 50 anos de lançamento da Mariner 4, a primeira sonda robótica que deixou a Terra rumo ao planeta vermelho. Além disso, também funcionará como uma forma de arrecadar fundos para projetos futuros, já que cada pessoa teve que pagar entre US$ 5 e US$ 100 para enviar seu nome, mensagens e fotografias para o espaço.

Algumas celebridades participaram da campanha, como o ator e comediante Seth Green e George Takei, que fez questão de imitar o personagem Sulu de Star Trek. A transmissão deve ter início a partir das 18h, horário de Brasília. As mensagens que viajarão na velocidade da luz chegarão ao planeta vermelho em 15 minutos e serão repetidas duas vezes.

Desde que o Mariner 4 visitou o planeta, outras 20 naves espaciais estiveram lá. Atualmente, três sondas orbitam o planeta e dois robôs caminham na superfície dele. A Agência Espacial Europeia e a Índia também têm um modelo orbital circulando por lá.

Agora só falta a visita dos astronautas, mas este "passeio" não deve acontecer tão cedo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.