Projeto Mars One anuncia 100 candidatos finais para missão sem volta a Marte

Por Redação | 17 de Fevereiro de 2015 às 13h15

Quem já usou a expressão, ou teve vontade de "mandar alguém para Marte", com certeza está se identificando com as notícias sobre a Mars One, uma missão privada que tem a intenção de levar tripulantes a uma viagem sem volta ao planeta vermelho. Na última segunda-feira (16), foram divulgados os 100 candidatos finais, 50 homens e 50 mulheres, que passaram da terceira fase do projeto.

Segundo informações do site O Globo, entre esses concorrentes, apenas um pouco menos da metade será escolhida para uma missão a Marte que será financiada por um reality show. Os pretendentes passarão por mais alguns processos de seleção e, de acordo com o Mars One, "irão se focar na composição de equipes que aguentam todas as dificuldades de um estabelecimento permanente em Marte". Os testes contam com treinamento em uma reprodução da colônia em Marte, onde suas capacidades de trabalhar em equipe serão avaliadas.

Todo o processo de seleção e preparação vai durar oito anos e o embarque da tripulação escolhida deverá acontecer apenas em 2025. A missão pretende enviar tripulações de quatro pessoas a cada quatro anos, totalizando, no final, 40 pessoas no planeta. O custo estimado do projeto é de, aproximadamente, US$ 6 bilhões.

Mesmo cientes de que a viagem não tem retorno, foram 202.586 candidatos inscritos. Destes, o médico-chefe responsável pela seleção filtrou os possíveis tripulantes para 660 e depois para 100. Segundo a lista, são 39 pessoas da América, sendo uma brasileira, 31 da Europa, 16 da Ásia, sete da África e sete da Oceania.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.