Primeiro submarino nuclear brasileiro está em desenvolvimento

Por Ultra Downloads | 13.07.2012 às 14:40 - atualizado em 13.07.2012 às 14:50

O primeiro submarino nuclear brasileiro começou a ser desenvolvido neste mês, de acordo com o site da Nuclep. Tal etapa está inserida no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil (MB).

Vinte e seis engenheiros brasileiros permaneceram na França por um ano e meio, aprimorando conhecimento e desenvolvendo estudos. Já de volta ao país, o grupo será dividido em duas partes, ficando uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. O programa faz parte do acordo firmado com a França em 2008, que prevê transferência da tecnologia para o nosso país.

Todo o projeto conta com a construção de um estaleiro, uma base para submarinos, uma unidade fabril para elementos metálicos, a construção de quatro submarinos convencionais e a construção do primeiro submarino nuclear. Previsto para ficar pronto em 2015, o projeto do submarino dará início às construções propriamente ditas em Itaguaí-RJ, com término em 2023, para testes de porto e de mar.

O submarino começará a operar em 2025 e, assim, o Brasil entrará para o seleto clube dos países que dominam a tecnologia da propulsão nuclear. Atualmente, o clube é composto por China, França, Inglaterra, Estados Unidos e Rússia, membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.