Pesquisadores utilizam ímãs para matar células cancerígenas

Por Redação | 09 de Outubro de 2012 às 12h10

A Nature divulgou um estudo que mostra que pesquisadores estão desenvolvendo uma técnica para combater as células cancerígenas usando ímãs. A técnica consiste em ligar os anticorpos a nanopartículas de óxido de ferro, que procuram as células tumorais e se agregam a elas para destruí-las.

A partir daí, os estudiosos conseguem desencadear a morte natural programada das células - conhecida como apoptose - por meio da introdução de um campo magnético. Esse processo faz com que as células cancerígenas morram, sem prejudicar o tecido saudável.

Os pesquisadores testaram a nova técnica in vitro e também em peixes-zebra. Durante os primeiros testes, eles descobriram que mais da metade das células cancerígenas morreram, enquanto as células saudáveis não foram prejudicadas. No entanto, os experimentos com peixes-zebra resultaram no crescimento anormal de sua cauda, o que indica que as pesquisas ainda devem passar por diversas fases antes de serem testadas em humanos.