Pesquisadores criam robôs que se juntam para criar objetos e móveis

Por Redação | 27 de Maio de 2014 às 08h30

Se você já assistiu Stargate SG-1 provavelmente conhece os Replicators, micro robôs que se combinam para criar objetos e se replicam comendo todo e qualquer metal que veem pela frente. Ao que tudo indica, parece que não estamos tão distantes de uma tecnologia como essas – mas claro que sem o toque de maldade.

Pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Lausanne (EPFL) na Suíça desenvolveram os Roombots, que são pequenos robôs idênticos que se combinam de várias maneiras para criar diferentes tipos de estruturas.

Os robôs têm forma esférica, mas com partes retas formando um hexaedro. Cada esfera pode girar em um eixo diagonal e, quando combinadas, formam estruturas dos mais variados formatos, com movimentos bem interessantes.

Roombots
Roombots

As esferas têm conectores em cada face do hexaedro, além de poderem grudar em outros objetos estáticos, como placas, para criar superfícies. Veja como eles formam uma mesa:

Roombot formando uma mesa

Essa habilidade de se conectarem a objetos estáticos traz resultados bem interessantes. Um exemplo são móveis que se adaptam a deficientes, como uma mesa que vai até uma cadeira de rodas e altera sua altura de acordo com a necessidade:

Roombot

Segundo o diretor do Laboratório de Biorobótica do EFPL, Auke Ijspeert, a ideia é que no futuro você seja capaz de programar um cômodo para virar um quarto ou uma sala de conferências, por exemplo, e todos os módulos se reorganizarão para tal.

Além das animações acima, existe um vídeo promocional. Veja:

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.