Pesquisadores criam o maior mapa em 3D do universo

Por Redação | 10.08.2012 às 13:45

Pesquisadores do observatório Apache Point, no Novo México, Estados Unidos, criaram o maior mapa em três dimensões do universo, incluindo galáxias que datam de mais de sete bilhões de anos. O mapa foi criado em parceria com a Sloan Digital Sky Survey III.

Galáxia mapa 3D do universo

O mapa irá ajudar os pesquisadores a desvendarem os grandes mistérios da astronomia

"O SDSS-III começou a coletar dados do universo em 2008, e continuará até 2014, usando o telescópio da Fundação Sloan de 2,5 metros no observatório Apache Point. O SDSS-III consiste em quatro pesquisas, cada uma focada em um dado científico diferente", afirmaram os pesquisadores.

De acordo com o Mashable, o telescópio de alta definição é utilizado para captar imagens do universo quadro por quadro. As descobertas feitas pelo telescópio são usadas para juntar todas as imagens fascinantes do universo e suas galáxias.

A animação criada pelo projeto mostra mais de 40 mil galáxias diferentes e cada uma delas está a mais de mil anos luz de distância uma das outras.

Segundo o Sci-News, com o mapa os pesquisadores acreditam que poderão desvendar alguns dos mistérios da astronomia como a questão da 'matéria escura', que impede a absorção e dispersão da luz e energia escura, que acelera a expansão do universo.

Confira abaixo o vídeo criado pelo projeto com as imagens do universo: