Pesquisadores criam holograma para bombeiros verem através das chamas

Por Redação | 01.03.2013 às 16:35

Pesquisadores do Instituto Nacional de Ótica da Itália criaram uma nova tecnologia que reproduz um holograma infravermelho capaz de ajudar os bombeiros a visualizarem pessoas e objetos através das chamas e fumaça em casos de incêndio. O sistema libera lasers infravermelhos e é capaz de ressaltar a imagem de qualquer objeto ou pessoa, podendo ser o recurso ideal para substituir as atuais câmeras usadas pelas equipes de resgate.

A tecnologia criada pelos italianos pode reconhecer até cinco pessoas em meio à fumaça e chamas, mesmo se elas estiverem em movimento no local do acidente. Os dados coletados pelo sistema são transferidos para um decodificador que é capaz de gerar uma planta em três dimensões do local atingido pelo fogo, contribuindo para o resgate de possíveis vítimas.

Os modelos de câmeras com infravermelho utilizadas atualmente pelos bombeiros não são capazes de visualizar pessoas ou objetos através da fumaça devido à necessidade do uso de uma lente de zoom, e a fumaça densa acaba dificultando o emprego do foco nas imagens captadas pelas câmeras. "Tornou-se claro para nós que tínhamos em nossas mãos uma tecnologia que pode ser muito bem explorada por equipes de resgate e bombeiros em incêndios através da fumaça, sem ser cegado pelas chamas, algo que é uma limitação nas câmeras atuais", afirmou à BBC News Pedro Ferraro, do conselho de pesquisa do Instituto.

Holograma infravermelho

(Direita) Homem visualizado com câmera atual. (Esquerda) Visão do homem entre chamas com holograma infravermelho

No entanto, os pesquisadores afirmam que a tecnologia ainda não está pronta para o uso e que algumas alterações precisam ser feitas no sistema para garantir sua portabilidade e praticidade. Recursos como a capacidade de monitorar a atividade cardíaca e respiratória das vítimas ainda deve ser incluída no holograma infravermelho.