Pavegen: sistema converte energia cinética do passo em eletricidade

Por Redação | 05 de Janeiro de 2013 às 15h45
photo_camera Design Boom

Você consegue imaginar a quantidade de energia que pode ser produzida com uma simples caminhada? O britânico Laurence Kemball-Cook observou locais movimentados e percebeu que toda a energia usada pelos transeuntes para caminhar poderia ser transformada em eletricidade e, claro, de forma limpa. Com isso, ele desenvolveu um sistema que capta a energia cinética do passo e a transforma em energia renovável: o Pavegen.

O Pavegen é composto por algumas placas instaladas no chão que são capazes de captar a energia cinética do passo e enviá-la para uma bateria central, que é responsável por transformá-la em energia elétrica. Assim que o pedestre pisa ou pula sobre a placa, sua parte central se acende indicando a captação da energia.

Kemball-Cook afirma que o sistema pode ser facilmente utilizado para a alimentação elétrica do sistema de iluminação de um prédio ou rua, em postos de recarga de dispositivos eletrônicos e até em lousas interativas em salas de aula.

Pavegen

Reprodução: Design Boom

Como parte do projeto de arrecadação de fundos no Kickstarter, os seus criadores começaram a instalar alguns exemplares do sistema em corredores de escolas no Reino Unido. A ideia do projeto é conscientizar os estudantes sobre energia renovável e de que forma eles podem contribuir com isso, ou seja, apenas circulando pelos corredores eles já estarão ajudando a alimentar a iluminação do colégio. Por enquanto, ainda não há previsão para o início da comercialização do Pavegen.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo, em inglês, do Pavegen:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!