Para os fracos: cientistas desenvolvem injeção que não causa dor

Por Redação | 21 de Outubro de 2014 às 08h20

As agulhas são amplamente utilizadas na medicina seja para vacinas, aplicações de drogas medicinais, retirada de sangue, entre outras finalidades. Mas, de acordo com algumas estimativas, uma pessoa em cada dez tem medo de agulhas e especialistas temem que o medo da dor possa impedir que elas recebam injeções importantes para manutenção de uma boa saúde.

Mas e se uma injeção não doer? Certamente isso será comemorado por milhões de pessoas que sofrem por medo das dores que uma aplicação pode resultar. Pensando nisso, uma nova pesquisa apresentada na reunião anual da Sociedade Americana de Anestesiologia mostra que vibrações e pressões aplicadas no local da injeção podem reduzir a dor em pacientes.

"Nossa pesquisa sugere que o uso precoce de um dispositivo que aplica pressão e vibração antes da picada de agulha pode ajudar a reduzir consideravelmente as sensações dolorosas, fechando o 'gate', que envia sinais de dor ao cérebro", afirmou o autor do estudo William MacKay em um comunicado.

O "gate" a que MacKay se refere está relacionado com a teoria do comportamento da dor. A teoria diz basicamente que a dor ocorre quando se atinge o cérebro, sendo que, para isso, o estímulo viaja através de tecidos neurológicos ao longo da medula espinhal. Ao ocupar esses tecidos com outras sensações como vibrações ou pressões, a sensação da picada de agulha pode ser diminuída a ponto do paciente não sentir dor.

Os pesquisadores também analisaram os efeitos do calor e do frio, mas descobriram que a combinação de pressão e vibração parecia ter um efeito melhor na redução da dor. A adição de calor na combinação de pressão e vibração até reduziu a dor, mas não de forma considerável.

O estudo foi relativamente pequeno e somente 21 pessoas passaram pelos testes. Mesmo assim, os pesquisadores estão esperançosos de que as percepções de dor das pessoas possam ajudar outros estudiosos a desenvolverem ou melhorarem dispositivos já existentes para reduzir as dores provenientes de injeções. Há uma quantidade enorme de pessoas, instituições e empresas interessadas em encontrar uma agulha que não aterrorize os pacientes.

Fonte: http://www.popsci.com/article/science/last-technology-make-injections-painless

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.